Banto ou bantu é um termo utilizado para se referir a um tronco linguístico, ou seja, é uma língua que deu origem a diversas outras línguas no centro e sul do continente africano. O termo acabou sendo aproveitado para se referir ao conjunto de 3 grupos étnicos diferentes que povoam a mesma área.
Significado de Banto Indivíduo que pertence a uma dessas povoações, falando especialmente daqueles que foram como escravos para o Brasil. adjetivo Relativo ao povo banto ou às suas línguas. Etimologia (origem da palavra banto). Ba + ntu, "homem"; pelo inglês bantu.
O idioma banto com o número maior de falantes é o Suaíle. Outras línguas bantas importantes são o Zulu, o Ruanda-Rundi e o Ndau-Shona. 350 milhões de pessoas falam pelo menos, uma destas Línguas. 30% da população Africana e 5% da Mundial.
Os bantos foram um dos grupos mais numerosos a chegar ao Brasil na época da escravidão, trazidos de Angola, do Congo e de Moçambique. ... Os bantos tiveram participação expressiva na formação da cultura e do povo brasileiro. Várias palavras do português falado no Brasil têm origem no quimbundo, uma língua banta de Angola.
Um dos instrumentos mais conhecidos da música negra americana, o banjo primitivo, herdeiro ou sucedâneo do kora oeste-africano, do kakoxe banto e de outros semelhantes, tinha, em geral, como caixa de ressonância uma cabaça ... A Cultura ficado da religiosidade banto, lança- tradicional banto.
História. Os bantus são provavelmente originários dos Camarões e do sudeste da Nigéria. Por volta de 2 000 a.C., começaram a expandir seu território na floresta equatorial da África central. ... Os bantos se misturaram então aos grupos autóctones e constituíram novas sociedades.
Esta elite controlava o comércio de ouro, pedras preciosas, marfim e objetos de ferro desde o atual território sul-africano até o rio Zambeze e o litoral do Quênia, onde estes produtos eram trocados com mercadores árabes.
As línguas bantas ou bantu formam um ramo do grupo benue-congolês da família linguística nígero-congolesa, com mais de 600 línguas. São faladas sobretudo nos países africanos a sul do Equador, por cerca de 300 milhões de pessoas, principalmente por bantos. O idioma banto com o número maior de falantes é o suaíle.
Os bantos foram um dos grupos mais numerosos a chegar ao Brasil na época da escravidão, trazidos de Angola, do Congo e de Moçambique. ... Na música, o gosto dos bantos pela dança e pelos instrumentos de percussão teve influência decisiva em ritmos brasileiros como o samba, a bossa nova, a congada, o maracatu e o pagode.