a) A parte inicial de Jerubbaal vem do Hebraico RIB, "contenda, luta". E Baal queria dizer "senhor, aquele que governa sobre, que exerce domínio". ... Por semelhança com o Hebraico, há outras explicações quanto ao nome de agora.
Gideão foi o juiz que libertou os filhos de Israel dos midianitas. ... Foi então que Gideão teve uma experiência com Deus, quando o Anjo do Senhor o chamou para fazer dele o libertador de Israel. Deus ordenou-lhe que derrubasse o altar de Baal e erguesse ali um altar dedicado a Deus.
Concluiu que a única forma de eliminá-los seria pegando-os de surpresa: num ataque noturno e com uma tropa enxuta, mas hábil. Assim foi feito, e as tribos de Israel triunfaram sobre os midianitas na campanha da fonte de Harode (leia mais na pág. 48).
Joash Gideão/Pais
Segundo o Antigo Testamento, midianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. ... Tais descendentes de Abraão, então, deram origem à tribo dos midianitas, que mais tarde são mencionados em conjunto com os ismaelitas.
A vida de Gideão está relatada na bíblia, no livro de juízes. ... Gideão foi considerado um herói, mas recusou esse título. Humildemente aceitou apenas um par de brincos de ouro, que estava entre os objetos conquistados na "guerra" para ofertar o material à obra do Senhor.
Segundo o Antigo Testamento, midianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Tais descendentes de Abraão, então, deram origem à tribo dos midianitas, que mais tarde são mencionados em conjunto com os ismaelitas. ...
Os assim chamados "300 de Gideão" eram um grupo de 32 mil soldados reduzidos a apenas três centenas, terminada a seleção feita por Deus, com a assistência de Gideão, para libertar os judeus presos durante sete anos pelos midianitas.
A vida de Gideão está relatada na bíblia, no livro de juízes.