Salomão tinha muitas mulheres,700 rainhas e 300 concubinas,mas nenhuma delas ele amava tanto como ele amava a Sulamita. A maioria dos seus casamentos foram arranjados por causa das alianças políticas, para trazer a paz entre as nações vizinhas.
Suném era uma cidade que ficava entre Samaria e Monte Carmelo, onde morava o profeta Eliseu. Ali vivia a personagem desta história, uma mulher sábia, generosa, inteligente, que amava a Deus e ao próximo, e que no decorrer dos séculos se transformou numa referência para milhares de mulheres no mundo inteiro: a sunamita.
Sulamita, ou Sunamita, é uma personagem bíblica do Antigo testamento e significa que possui a perfeição, ou pacífica, ou ainda que possui uma sensualidade que não passa despercebida por ninguém, e aprendeu a se valer desta arma.
Era filho de Safat e vivia em Abel-Meolá, no Vale do Jordão. Pertencia a uma abastada família que possuía 12 juntas de bois.
Sulamita desejava tanto o seu amado que perdia a madrugada para o encontrar e é isso que precisa acontecer comigo e com você, precisamos desejar e amar a Deus ao ponto de aceitar perdermos qualquer coisa pra ter a presença dEle.
Ein Gedi é mencionado diversas vezes nos escritos bíblicos, por exemplo, no Cântico dos Cânticos; "O meu amado é para mim como um cacho de flores de hena nos vinhedos de Ein Gedi" (1:14).
Ela pede ajuda a Eliseu e ele traz de volta à vida o filho. A mulher de Suném aparece novamente em 2 Reis 8. A conselho de Eliseu, ela passou sete anos na Filisteia para evitar a fome e voltou para descobrir que nãotinha mais posse de sua casa e terra. Ela apela ao rei (Jorão), e sua propriedade é restaurada para ela.
Na literatura rabínica, Geazi é identificado como um dos quatro plebeus que perdeu sua parte na vida após a morte por causa de sua maldade, Geazi era o servo do profeta Eliseu. Ele aparece em conexão com a história do Mulher sunamita e o filho dela e de Naamã o sírio.
Sulamita: Significa "a pacífica". Originado a partir do hebraico Shulamit, é o mesmo que Salomé, derivado do aramaico Shalam-zion "a paz de Sion", que foi abreviado para Shalamzu e posteriormente helenizado como Salome. Está relacionado com o hebraico shalon "paz", portanto significa "a pacífica".
Naamã – Wikipédia, a enciclopédia livre.