Bagheera: o nome do protetor de Mogli é um diminutivo da palavra "tigre" em Hindustani.
1894) e O Segundo Livro da Selva (coleção. 1895). Ele é uma pantera negra ( leopardo indiano melanístico) que serve como amigo, protetor e mentor de Mowgli que na selva é conhecido como "o filhote de homem". A palavra bagheera é hindi / urdu para pantera negra, embora a palavra raiz bagh signifique tigre.
O menino Mogli de verdade existe. Ou melhor, existiu. O indiano Dina Sanichar viveu no século XIX e foi criado por lobos, como o personagem de Rudyard Kipling em "O Livro da Selva", lançado por volta de 1894. Pesquisadores afirmam que o menino da vida real teria sido a verdadeira inspiração para a obra de ficção.
Shere Khan O inimigo da selva de Mogli, o tigre-de-bengala Shere Khan, é o mais ameaçado entre os personagens de Kipling.
O urso Balu, de 'O Livro da Selva, é um urso beiçudo.
No desenho original Mogli - O menino Lobo, da Disney, o personagem King Louie era um Orangotango. Já, nesta nova versão, ele é um Gigantopithecus, uma espécie muito mais imponente.
O filme explica como o ser humano é uma espécie entre muitas que ocupam a Terra e, como tal, deve respeitar o seu meio ambiente e o resto das espécies que a habitam. Cada espécie cumpre a sua função no ciclo da vida, cada espécie é hábil para algumas coisas e incapacitada para outras.
O urso-grizzly Kodiak, por exemplo, pode medir mais de 3 metros e é o maior carnívoro terrestre. Vive em regiões do Ártico, como Alasca, norte do Canadá, Groenlândia, Sibéria e extremo norte da Europa. Único urso adaptado ao ambiente marinho, é um excelente nadador.
Um urso pardo adulto, como suas subespécies, é muito mais robusto e mais forte que o tigre siberiano. Ele pode atingir 400, 500 ou, às vezes, 600 quilos.
A história se passa na Índia. Mogli, garoto criado por lobos, é convencido pela pantera Baguera, seu amigo, a buscar segurança no mundo dos homens.