Teogonia vem da expressão grega theosgonia, que significa o nascimento dos deuses. É uma obra literária grega clássica muito famosa, que narra a origem do universo e dos deuses, escrita pelo poeta grego Hesíodo.
Teogonia significa "o nascimento dos deuses". Ela constituía, com os poemas de Homero, a cartilha na qual os gregos aprendiam a ler, a pensar, a entender o mundo e a reverenciar o poder dos deuses.
Teogonia (em grego: Θεογονία [theos, deus + gonia, nascimento] - THEOGONIA, na transliteração), também conhecido por Genealogia dos Deuses, é um poema mitológico em 1022 versos hexâmetros escrito por Hesíodo no século VIII-VII a.C., no qual o narrador é o próprio poeta.
A Teogonia é a narrativa clássica da origem do cosmos, dos deuses e dos heróis na mitologia grega. ... - A Cosmogonia (cosmos = universo; gonia = gênese, origem) relatou de forma imagética a origem do mundo, da natureza, dos seres inanimados como fundamento da realidade.
1 Conjunto de teorias, princípios ou doutrinas, com base científica, religiosa ou meramente mítica, que procura explicar e descrever a origem e a formação do Universo; cosmogênese. 2 Conjunto de teorias que apresenta uma explicação para o surgimento e a formação do sistema solar.
A palavra grega cosmogonia é dividida pelos radicais cosmos (universo) e gonia (criação, palavra da qual se origina a gênese).
Filosofia: Palavra grega composta de philo e sophia. Philo quer dizer "amizade, amor fraterno", sophia quer dizer "sabedoria". Filosofia, portanto, significa "amizade pela sabedoria".
Significado de Cosmogonia substantivo feminino Conjunto das teorias, doutrinas, princípios ou conhecimentos que se dedicam à explicação sobre origem do universo; cosmogênese. ... Do grego kosmogonia "origem do universo, criação do mundo".
As cosmogonias são histórias ou mitos sobre a criação do universo, o sentido da vida humana e as relações com entidades sobrenaturais, divinas ou simplesmente não-humanas. O termo "cosmo" faz referência ao universo, e "-gonia" a uma ideia de geração ou criação.