O termo "abacaxi" vem do tupi-guarani "ibacati": "ibá" = fruto; "cating" = cheirar fortemente, feder, ou seja "ibacati" = fruto com cheiro forte, fruto fedorento.
No caso da palavra abacaxi, por exemplo, os estudiosos apontam que surgiu a partir dos indígenas que chamavam a fruta de: ibácati, pela composição ibá, que significa fruto, e cati, que é aquilo que tem o cheiro forte.
Abacaxi do tupi-guarani iwa'kati ou i'ba-ka'ti – ibacati, pela composição ibá, fruto, e cati, cheirar muito, podemos traduzir abacaxi como "fruto que cheira muito".
O abacaxi, em Portugal também conhecido como ananás, é uma infrutescênciatropical produzida pela planta de mesmo nome, caracterizada como uma plantamonocotiledônea da família das bromeliáceas dasubfamíliaBromelioideae.
Acajá - ou cajá, é o fruto da cajazeira. Do Tupi Guarani: acã-já = o fruto de caroço cheio, graúdo; fruto que é todo caroço. Aracajú – Do tupi-guarani: ará = papagaio; caju (akaiu) = cajueiro dos papagaios. ... Babaçu - Do Tupi-Guarani: ibá-guaçu = fruto grande.
O termo "abacaxi" é oriundo da junção dos termos tupis i'bá (fruto) e ká'ti (recendente, que exala cheiro agradável e intenso), documentado já no início do séc.