Um infarto fulminante pode levar anos para acontecer. Antes disso, sinais relevantes ou discretos podem ser notados, entre eles, está a chamada precordialgia. "Trata-se uma dor localizada do lado esquerdo do tórax", descreve o cardiologista Allan Cembranel, do Hospital Alvorada Brasília.
A dor precordial não possui causa específica, no entanto acredita-se que aconteça devido à irritação dos nervos localizados na região intercostal, que corresponde à região entre as costelas.
A expressão "dor torácica atípica" ou "de baixo risco para síndrome coronariana aguda" tem sido empregada por anos para designar os quadros de dor no peito que não se aproximam do quadro clássico das síndromes coronarianas.
Área do peito situada à frente do coração.
Tipo de dorTipo da dorCaracterística da dorDefinitivamente anginosaDor/desconforto retroesternal ou precordial, geralmente precipitada pelo esforço físico, podendo irradiar-se para ombro, mandíbula ou face interna do braço (ambos), com duração de alguns minutos e aliviada pelo repouso ou nitrato em menos de 10 minutos.