- A fita azul representa a opressão enfrentada pelas pessoas surdas ao longo da história. - Hoje em dia ela representa as suas silenciosas vozes em um mar de línguas faladas. - A fita azul foi introduzida em Brisbane, na Austrália, em julho de 1999, no Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos.
Em simbolismo, fita azul é o termo usado para descrever algo de alta qualidade. O uso veio da banda Azul, um prêmio concedido, por linhas de passageiros, a barcos que cruzam em menor tempo o Oceano Atlântico ou o primeiro barco a cruzar a linha de chega de uma regata, a famosa Blue Riband - Fita Azul.
Setembro é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, conhecido como Setembro Azul, o mês é marcado por diversos eventos voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos.
A simbologia vem da Segunda Guerra Mundial quando, durante a tentativa dos nazistas de livrar o mundo daqueles considerados "inferiores", todas as pessoas com deficiência eram identificadas por uma faixa azul no braço — o que incluía a população surda.
A campanha Setembro Azul tem a finalidade de chamar a atenção para a luta pela visibilidade, acessibilidade e inclusão da comunidade surda, no mundo. Sabemos que a prática na verdade deve ser diária, afinal pessoas surdas sofrem preconceitos e encontram barreiras todos os dias.
Conhecido como Setembro Azul, o mês de setembro é marcado por diversos eventos da comunidade surda. Assim, são celebradas várias datas, como forma de conscientizar a sociedade sobre a acessibilidade e também de comemorar as conquistas obtidas ao longo dos anos.
23 de setembro: Dia Internacional da Língua de Sinais. 26 de setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008). Dia 30 de Setembro: Comemorado o Dia Internacional do Surdo e Dia do Profissional Tradutor Intérprete de Libras.
O tradutor interprete de libras (TIL) do IFMG, Gilberth Santos, explica que a cor azul foi escolhida para representar as comemorações da comunidade surda pois, durante a Segunda Guerra Mundial, essa era a cor da faixa que os deficientes deviam utilizar no braço, e os surdos se enquadravam nessa categoria.