A galinha de Angola, chamada Etun ou Konkém no Candomblé; ela é o maior símbolo de individualização e representa a própria iniciação. A Etun é adoxu (adosú), ou seja, é feita nos mistérios do Orixá.
Muitos a criam como ornamental, pois possui penas muito bonitas. Por ser muito barulhenta e estressada, a Galinha D'Angola é usada como animal de guarda, além de colaborar com o equilíbrio biológico, pois devora lagartas, formigas, carrapatos, cobras e escorpiões.
Galinhas da angola, ou numida melagris galeata, constituem uma espécie avícola cujas características são bastante próximas às dos faisões. Essa ave é originária da África e foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período de colonização.
A galinha-d'angola (Numidia meleagris), essa espécie inconfundível, ainda é chamada por aqui de angolinha, capote, catirê e cocá e também tem nomes divertidos em outros idiomas: "pintade" (em francês), "guinea-fowl" (em inglês) e "faraona" (em italiano).
Anda em bandos e é muito barulhenta: seu grito "tô-fraco" é inconfundível. Por isso, uma de suas utilidades é como guarda: quando percebe a presença de estranhos ou qualquer anormalidade, põe-se a gritar. É criada como ave ornamental e como produtora de carne e ovos.
Galinhas d'angola branca e pedrez Pedrez = $ 70,00 Brancas = 100,00 Preço por unidade.
Galinhas d'angola branca e pedrez Pedrez = $ 70,00 Brancas = 100,00 Preço por unidade.
Benefícios dos ovos da galinha da Angola Os ovos são boas fontes de nutrientes e proteínas. Além de aminoácidos, vitaminas A, B12, E, D, e K, folato e sais minerais. Além de nutritivos, ainda contribuem para aumentar a renda das famílias.
A crista da galinha da angola é um proeminente capacete, parecido com um chifre, no topo de sua cabeça. Esse capacete é maior nos machos. A crista na galinha da angola fêmea tende a ser menor e mais estreita. Esteja ciente de que os capacetes podem ser muito semelhantes em machos e fêmeas.
sete anos Essa espécie avícola pode viver até sete anos, mas sua produtividade em criatórios fica restrita ao máximo de quatro anos. A postura da galinha d'angola geralmente começa por volta do oitavo mês de vida e ocorre nos períodos de primavera e verão.