Equipamentos de Proteção Coletiva, ou EPC, são equipamentos utilizados para proteção de segurança enquanto um grupo de pessoas realiza determinada tarefa ou atividade. ... Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas) Extintores de incêndio. Lava-olhos.
EPC: Equipamento de Proteção Coletiva Esses dispositivos ou produtos têm a função de proteger um grupo de trabalhadores, tornando a realização de suas funções mais segura. Por serem de uso coletivo, os EPCs são instalados no ambiente, e não nos indivíduos.
São equipamentos de contenção que possibilitam a proteção do trabalhador e as demais pessoas em uma determinada área. Devem estar instalados em locais bem sinalizados e de fácil acesso.
São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc. EPC, por sua vez, é uma sigla para Equipamento de Proteção Coletiva. ... Sirenes de aviso, placas de alerta, grades de contenção, cones e fitas que limitam espaços, entre outros itens, são exemplo de EPC.
Os EPCs são dispositivos instalados e utilizados no ambiente de trabalho para a proteção coletiva. ... É importante destacar que os EPIs não evitam acidentes, como acontece com a proteção coletiva (EPCs), eles apenas diminuem ou evitam lesões que podem decorrer de acidentes.
O Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.