Base é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação, liberando como único tipo de ânion o OH-. Ácido é toda substância que, em solução aquosa, sofre ionização,liberando como único cátion o H+.
Para a Química, são substâncias que liberam íons H+ em uma solução aquosa, diminuindo seu pH. ... Quimicamente falando, ácidos são, segundo a teoria do químico sueco Svante Arrhenius, toda substância que, em solução aquosa, origina como único cátion o H+.
Em química, o pH é uma escala numérica usada para especificar a acidez ou basicidade de uma solução aquosa. As soluções com um pH inferior a 7 são ácidas e as soluções com um pH superior a 7 são básicas.
A escala de pH varia de 0 a 14, sendo que a solução será ácida se tiver valores de pH abaixo de 7; e, quanto menor o pH, maior será a acidez. As soluções que apresentam valores acima de 7 são básicas e, quanto maior esse valor, mais básica serão. Uma solução é considerada neutra se tiver pH igual a 7.
Uma base (também chamada de álcali), de acordo com a química clássica, é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH– (íons hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa. Soluções com estas propriedades dizem-se básicas ou alcalinas.
Os ácidos são toda substância que, em solução aquosa, sofre ionização, liberando como único cátion o hidrônio (ou hidrogênio). Visto que existe uma infinidade de substâncias em nosso planeta, os químicos decidiram separá-las em grupos cujos membros apresentam propriedades químicas semelhantes.
Definição de ácido de Arrhenius: Ácidos são compostos que em solução aquosa se ionizam, produzindo como íon positivo apenas o cátion hidrogênio (H+).
O que acontece Por isso, a cada diluição de 10 X na solução, o pH variou de uma unidade, passando de 1 para 2 por exemplo. Portanto se uma solução apresenta pH 1 e outra pH 3, a diferença de concentração entre elas será da ordem de 100 vezes.
Portanto, quando ácidos fortes transferem seus prótons para a molécula de água, ocorre a formação de um ácido forte, por exemplo o h2O+. ... Sendo assim, quanto menor a concentração de [H+] em uma solução, maior será o seu pH (mais básico) e quando maior for a concentração de [H+], menor será o pH da solução (mais ácido).