Basicamente, significa que todo átomo que tenha 8 elétrons na sua camada de valência tem estabilidade. É esse o caso dos gases nobres. Todos eles têm a camada de valência completa. Em contrapartida, átomos instáveis são aqueles que têm menos de 8 elétrons na parte mais externa da sua eletrosfera.
Os atomos estáveis são aqueles que possuem 8 eletrons em sua camada de valencia. ... Os atomos instáveis são aqueles que possuem sua camada de valência "incompleta", pois não apresentam os 8 elétrons conforme a regra dos octetos.
O átomo encontra-se estável quando acontece o emparelhamento de todos os seus elétrons, isto é, quando estão todas as caixas com dois elétrons cada. Exemplo: Façamos a distribuição eletrônica do oxigênio (O), que possui oito elétrons em seu estado natural.
Segundo a Teoria do Octeto, as moléculas ou íons tendem a ser mais estáveis quando a camada de elétrons externa de cada um dos seus átomos está preenchida com a configuração de um gás nobre (oito elétrons). Essa teoria explica porque os elementos sempre formam ligações: para atingirem a estabilidade.
O decaimento radioativo natural ocorre quando o núcleo do átomo de algum elemento químico é instável e, então, ele como que "se parte", liberando radiações eletromagnéticas e desintegrando-se.
São átomos que não possuem 8 elétrons na camada de valência, ou seja eles precisam receber elétrons para tornar-se estáveis! Exemplo: um átomo tem 6 elétrons e outro tem 2 , ambos estão instáveis , então o átomo com 2 elétrons dos seus elétrons e estabiliza o de 6 elétrons !
Só é radioativo o elemento que tem seu núcleo instável. A estabilidade do núcleo atômico é determinada pelo número de massa (A), ou seja, quantidade de prótons mais nêutrons. A estabilidade só é rompida nos átomos com número de massa muito grande. A partir do polônio (Pó-84), todos os elementos têm instabilidade.