Informação de um gene é usada para construir um produto funcional em um processo chamado expressão gênica. Um gene que codifica um polipeptídeo é expresso em duas etapas. Nesse processo, a informação flui do DNA → RNA → proteína, uma relação direcional conhecida como dogma central da biologia molecular.
Buccitelli & Selbach, 2020. O termo expressão genica geralmente é utilizado de maneira sinônima à quantificação do RNA mensageiro (RNAm), e é definido como "a produção de um fenótipo observável por um gene – geralmente direcionando a síntese de uma proteína".
A expressão genética ou expressão génica é o processo pelo qual a informação hereditária contida em um gene, tal como a sequência de DNA, é utilizada de modo a formar um produto génico funcional, tal como proteínas ou RNA.
Os enhancers ou acentuadores são seqüências de DNA que aumentam a afinidade da maquinaria de transcrição por um certo promotor.
Outra possibilidade de obter plantas resistentes a fungos é a superexpressão de genes que codificam enzimas das vias de biossíntese de fitoalexinas, substâncias antibióticas secretadas pelas plantas após exposição a patógenos.
Significado de polipeptídeo [Química] Relativo à molécula composta pela junção de aminoácidos. Etimologia (origem da palavra polipeptídeo). A palavra polipeptídeo deriva do grego "polys", e peptídeo, com sentido de digerido, pelo francês "polypeptide.
Transcrição. A transcrição é um ponto-chave de regulação para muitos genes. Conjuntos de proteínas de fator de transcrição se ligam a sequências de DNA específicas dentro ou perto de um gene, promovendo ou reprimindo sua transcrição para um RNA.
Desafios ao conceito de gene têm levado a uma dificuldade de preservar o chamado conceito molecular clássico, de acordo com o qual um gene é um segmento do DNA que codifica um produto funcional (polipeptídeo ou RNA).