Os répteis são animais pecilotérmicos ou ectotérmicos, isto é, sua temperatura varia de acordo com o meio ambiente. ... Eles não têm um mecanismo interno que regule a temperatura do seu corpo, e, assim, permanecem com temperatura variável. Portanto, não poderiam sobreviver em lugares muito frios.
Quando falamos em animais ectotérmicos, estamos falando de seres que necessitam de fontes externas para conseguir manter sua temperatura. Isso quer dizer que eles precisam ficar expostos ao sol ou ficarem em algum local aquecido, como rochas.
Significado de Répteis, da palavra Reptil [Biologia] Relativo aos répteis, aos animais vertebrados, como cobras, lagartos, tartarugas, crocodilos, jacarés etc., que apresentam o corpo coberto por placas ou escamas, com respiração pulmonar e fecundação interna.
Significado de Pecilotérmico adjetivo [Zoologia] Diz-se do animal cuja temperatura varia de acordo com a do meio (geralmente conhecidos como animais de sangue frio): os peixes, os anfíbios e os répteis são exemplos de animais pecilotérmicos.
Endotérmicos (sangue quente) x ectotérmicos (sangue frio) – diferentes comportamentos fisiológicos em relação à temperatura externa. Endotérmicos mantém sua temperatura geralmente mais alta e constante que o ambiente. Aves e Mamíferos. Sua temperatura corpórea depende, dentre outros fatores, de sua alimentação.
Hoje em dia o termo animais de sangue quente foi substituído por animais endotérmicos e o termo animais de sangue frio substituído por animais ectotérmicos. Então agora dizemos que as aves e os mamíferos são animais endotérmicos, e os répteis, anfíbios, alguns peixes e invertebrados são animais ectotérmicos.
As aves e os mamíferos são os únicos animais do planeta que podem ser considerados de sangue quente, pois conseguem controlar o nível de calor por diversos mecanismos internos.
Entre os animais, apenas as aves e os mamíferos conseguem manter suas temperaturas em um nível constante, favorecendo o metabolismo mesmo diante de oscilações térmicas, recebendo, portanto, a denominação de homeotérmicos ou endotérmicos (animais de sangue quente).
O termo réptil vem do latim reptilis e significa "que se arrasta". Entre seus representantes, podemos citar as serpentes, crocodilos, jacarés, lagartos e tartarugas. Esses animais caracterizam-se por serem tetrápodes e de pele grossa, apresentam pulmões e botam ovos com casca resistente.
Que tem uma temperatura que varia consoante a do meio ambiente. Animal de sangue frio.