Os sistema digestório dos platelmintos é incompleto, ou seja, a boca é a única abertura para o exterior, não possuindo ânus. A digestão pode ser intra ou extracelular. O intestino é bastante ramificado, o que facilita a distribuição do alimento digerido. O que não é utilizado na digestão é eliminado pela boca.
Significa dizer que esses animais apresentam um único orifício, que é utilizado simultaneamente na entrada e na saída de matéria do organismo; sem haver definição de boca e ânus individualmente.
A diferença é a terminação dos sistemas, um termina com o ânus e o outro não. Olá! Os seres que possuem sistema digestório completo iniciam esse trato na boca e terminam no ânus, caracterizando um trato gastrointestinal completo.
Quando o sistema digestivo está presente nos platelmintos, possui uma única abertura, constituindo boca, faringe e intestino, que termina em fundo cego (caso das planárias e esquistossomos). ... Já as espécies maiores possuem esse órgão ramificado e uma faringe plicada, geralmente tubular.
Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. Podem ter vida livre ou parasitária.
Todas as suas funções vitais se dão por difusão, já que não apresentam tecidos especializados. Sua respiração é por difusão, sua digestão é por difusão, sua excreção é por difusão.
O tubo digestório dos platelmintos é incompleto pois não possuem ânus, ou seja, o alimento entra pela boca e o que nao é digerido sai também pela boca.
tubo digestivo incompleto: possui apenas uma abertura, que funciona como boca e ânus, mas a cavidade digestiva apresenta alguma diferenciação. tubo digestivo completo: possui duas aberturas independentes, a boca e o ânus.
tubo digestivo incompleto: possui apenas uma abertura, que funciona como boca e ânus, mas a cavidade digestiva apresenta alguma diferenciação. tubo digestivo completo: possui duas aberturas independentes, a boca e o ânus.
Designação do tubo digestivo com uma única abertura que funciona como boca e ânus. Organismos como a hidra e a planária apresentam um tubo digestivo incompleto que inclui uma cavidade digestiva, a cavidade gastrovascular, com uma única abertura, que funciona simultaneamente como boca e ânus.