ser bípede é andar só com duas pernas e por isso conforme a evolução a nossa coluna foi ficando ereta.
Bipedalismo ou bipedismo é uma forma de locomoção terrestre, onde um organismo se move por meio de seus dois membros posteriores ou pernas. ... Entre os tipos de movimentos bípedes estão caminhar, correr ou pular.
Com o andar bípede temos a mãos livres para usarmos ferramentas. Então só usamos os pés para a locomoção e equilíbrio do corpo. A postura ereta proporcionou a capacidade de ver acima da densa vegetação, melhorando a caça e possíveis fugas.
As vantagens são praticamente as mesmas que alguns primatas têm ao ficar em pé na savana: > Capacidade de enxergar os predadores ou possíveis presas por cima da vegetação; > Poder se movimentar por entre as árvores; > Maior facilidade de carregar objetos e manejá-los (armas, por exemplo).
Para um adulto, o comprimento da perna é da ordem de 1 m. Assim, a velocidade confortável de andar é da ordem de 1,0 m/s, ou 3,6 km/h, velocidades bem típicas para seres humanos. Um aspecto interessante da equação 2 é que a velocidade do andar confortável depende da raiz quadrada do comprimento da perna.
O termo hominídeo é utilizado para descrever os humanos e os ancestrais extintos, como os Australopithecus. O único representante vivo é o Homo sapiens sapiens. Este grupo encontra-se dentro da ordem dos primatas.
Para os especialistas em evolução humana, andar com dois pés (em vez de usar quatro patas, como os outros primatas) é o que define a linhagem dos hominídeos. ... Os estudiosos concluem que caminhar com duas pernas em ambiente aberto exigiria o corpo relativamente pelado como pré-requisito.
Ser humano (Homo sapiens) é o termo utilizado nas ciências para caracterizar a espécie viva evolutiva que se difere das demais por possuir inteligência e razão. ... Não é raro um ser humano chegar a viver até além dos 100 anos em alguns casos, ainda que seja a única espécie que tem consciência da sua morte.
Significa que sustentamos o nosso corpo apenas sobre dois membros, assim como os utilizamos para deslocamento. Várias espécies, incluindo uma linhagem inteira, no caso a das aves, se locomovem através de bipedalismo (ou bipedismo). ... Chimpanzés podem, inclusive, usar da posição bípede para cruzar cursos d'água.
O bipedalismo permitiu que os ancestrais humanos mantivessem os membros anteriores livres para construir e usar as ferramentas. Eles podiam andar e carregar as ferramentas, ou mesmo usá-las, ao mesmo tempo. Isso foi uma grande vantagem, pois eles migraram para longas distâncias e criaram novos habitats em novas áreas.