Digestão – os nematelmintos possuem um tubo digestivo completo, com boca e ânus, permitindo o animal ingerir alimentos que tenham partículas, que são processadas no interior do tubo digestivo. ... Tem uma cutícula espessa e pouco distensível, que nos parasitas, os protege da ação das enzimas digestivas do hospedeiro.
A digestão dos nematódeos é completa, ocorre de forma extra e intracelular, passando o alimento pelo trato digestório. Devido à ausência do sistema respiratório nestes animais, as troca gasosa ocorrem através da superfície cuticular epidérmica.
Sistema Respiratório e Circulatório Os nematelmintos, assim como os platelmintos, não possuem órgãos especializados em respiração e na circulação de substâncias. As trocas gasosas ocorrem através da pele e dos tecidos por difusão, e os nutrientes são absorvidos diretamente pelas células dos tecidos.
Esta adaptação evolutiva permite uma digestão e absorção sequenciais ao longo do tubo digestivo, havendo por isso um aproveitamento muito mais eficaz dos alimentos. Na minhoca, por exemplo, o sistema digestivo completo encontra-se diferenciado em várias regiões especializadas.
Geralmente a boca desses animais é circundada por lábios ou papilas sensoriais. A digestão nos nematódeos é tanto extracelular (no interior do tubo digestório), quanto intracelular.
Doenças Causadas por Nematelmintos
O sistema digestório dos moluscos é do tipo completo, ou seja, eles possuem boca e ânus, além de esôfago, estômago e intestino. ... Da boca o alimento segue pelo esôfago até atingir o estômago. No estômago existe uma região glandular que secreta enzimas digestivas.
Por não ter cílios, os nematoides não possuem órgãos excretores. Sendo assim, a excreção é feita por glândulas que se abrem em um poro excretor. A principal excreta desses animais é a amônia.
O sistema excretor dos anelídeos é formado por um par de nefrídeos por segmento. Na maioria dos anelídeos, como as minhocas, observa-se a presença de metanefrídeos, estruturas que coletam o líquido diretamente do celoma do animal.
tubo digestivo completo: possui duas aberturas independentes, a boca e o ânus.