Umidade é relativo a quantidade de vapor d'água presente em determinado espaço, ou seja, quando há água em forma de vapor no ar. Também pode se referir a qualidade do que está úmido ou ligeiramente molhado. Muitas pessoas têm dúvida sobre qual a grafia correta desta palavra: umidade ou humidade.
A umidade do ar é um elemento atmosférico que exerce influências sobre as temperaturas, as chuvas, a sensação térmica e até mesmo sobre a nossa saúde. A umidade do ar ou atmosférica é a quantidade de água existente no ar na forma de vapor.
A umidade do ar é classificada de duas maneiras:
O pneumologista Paulo José Zimermann Teixeira reforça que qualquer extremo pode ser ruim, portanto, o ideal é que a umidade esteja entre 40% e 70%. "Quando menor do que 40% ou maior do que 70%, o risco de infecções respiratórias e de alergias passa a ser maior.
Confira algumas dicas para amenizar a umidade em casa
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos está entre 50 e 60%.
Quando a umidade do ar está muito baixa, ou mesmo, muito alta pode haver problemas, principalmente respiratórios. Com a umidade muito baixa (menos que 30%), as alergias, sinusites, asmas e outras doenças tendem a se agravar. Já, quando a umidade relativa do ar é muito alta, podem surgir fungos, mofos, bolores e ácaros.
Vários fatores influenciam na umidade do ar, tais como a temperatura, cobertura vegetal, quantidade de edificações, presença de rios, lagos, mares, etc.