Uma proteína é um grande polipeptídeo, ou seja, resíduos de aminoácidos estão ligados entre si covalentemente, chamamos de ligação peptídica. ... É a união entre o grupo carboxila de um aminoácido com o grupo amina de outro aminoácido, liberando água.
De acordo com o número de aminoácidos presentes na molécula, os peptídeos são classificados em:
Oligopeptídeos: peptídeos formados pela ligação de poucos aminoácidos (cerca de 10); Polipeptídeos: peptídeos formados pela ligação de vários aminoácidos (acima de 10).
Proteínas são macromoléculas (moléculas grandes) orgânicas, formadas obrigatoriamente pelos elementos carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N) e, eventualmente, por enxofre (S), fósforo (P), cobre e outros elementos.
As proteínas determinam a forma e a estrutura das células e coordenam quase todos os processos vitais. As funções das proteínas são específicas a cada uma delas e permitem às células manter sua integridade, defender-se de agentes externos, reparar danos, controlar e regular funções celulares, etc.
As proteínas, compostos orgânicos bastante abundantes, são constituídas por aminoácidos que formam cadeias entre si por intermédio de ligações peptídicas. Esses aminoácidos são formados por um carbono, um ácido carboxílico, uma amina e um radical, o qual varia de aminoácido para aminoácido.
Aminoácidos refere-se a compostos cujas moléculas contêm um grupo amina (-NH2) e um grupo carboxila (-COOH). Todos os aminoácidos, exceto os estereoisômeros da glicina, são. Isso significa que existem imagens espelhadas de sua estrutura. É exatamente como temos as mãos esquerdas e as mãos direitas.
Aminoácidos, ou simplesmente aa, são moléculas orgânicas que apresentam um carbono saturado, denominado de carbono alfa, que realiza uma ligação com um átomo de hidrogênio, com um grupamento amino, com um grupamento ácido e com um radical orgânico qualquer, sendo esta última ligação a que distingue um aminoácido de ...
Os polipeptídeos ajudam a formar proteínas ligando vários aminoácidos. As proteínas são criadas pela ligação de dois ou mais polipeptídeos, que são então dobrados em uma forma específica para uma proteína específica.