Vetoriais: Tipo de grandeza que possui, além do valor numérico (módulo), direção e sentido. Força, velocidade e aceleração são exemplos de grandezas vetoriais.
Diariamente nos deparamos com muitas grandezas físicas. ... São grandezas escalares: Tempo, Temperatura, Volume, Massa, Trabalho de uma Força, etc. Aquelas que necessitam de uma direção e um sentido, além do valor numérico e da unidade de medida, são chamadas de grandezas vetoriais.
Grandezas vetoriais precisam ser expressas por um número (módulo), uma direção, um sentido e uma unidade de medida. Isso equivale a dizer que essas grandezas podem ser expressas por meio de uma seta (vetor), ou seja, para defini-las, é necessário levar em conta o ponto de vista do observador.
Portanto, uma grandeza vetorial se caracteriza por quatro elementos: significado físico, valor numérico (módulo), direção e sentido. É o que acontece, por exemplo, com velocidade, força, aceleração, etc.. ... Ao conjunto dessas três características puramente matemáticas da grandeza vetorial chamamos vetor.
Ao ser representada por um vetor, é possível afirmar que a força passa a ter uma direção (horizontal ou vertical), já que os vetores nada mais são do que segmentos de reta direcionados. ... E uma curiosidade, dentre tantas que envolvem os vetores e a força é que dois ou mais vetores podem ser somado, por exemplo.
O vetor da força peso e o centro de gravidade podem se deslocar durante o movimento. Um exemplo é a mudança da linha de ação do peso e do centro de gravidade corporal em relação à base de sustentação ao mover-se da posição sentado para a de pé.
Força é o que causa uma mudança de velocidade ou deformação em um objeto. -sempre ocorre entre dois objetos - causa mudança na velocidade ou causa uma deformação - é uma grandeza vetorial: para caracterizá-la é necessário conhecer sua intensidade, direção e sentido.
Componentes de Vetores perpendiculares ao eixo a partir da origem e da extremidade do vetor. Componente x do vetor (ax): é a projeção de um vetor em relação ao eixo x. Componente y do vetor (ay): é a projeção de um vetor em relação em relação ao eixo y.