* É a investigação racional, ou uma teoria, sobre os padrões do correto e incorreto, do bom e do mau, com respeito ao carácter e à conduta, que uma classe de indivíduos tem o dever de aceitar. ... Por isso se chama "ética normativa": o seu objectivo principal é formular normas válidas de conduta e de avaliação do carácter.
Filosofia Moral Esse campo de estudo da filosofia é chamado de "normativo" porque procura definir normas de conduta. Nesse sentido, se diferencia de outras abordagens de disciplinas como a sociologia ou a biologias que são descritivas, porque se limitam a descrever as ações morais.
A ética normativa é dividida em duas categorias: a ética teleológica e a deontológica. Teleológica, determina o que é correto de acordo com objetivo a ser alcançado.
63). - Encontramos na moral dois planos: o normativo: constituído pelas normas ou regras de ação e pelos imperativos que enunciam algo que deve ser. ... - Os atos adquirem um significado moral: são positivos ou moralmente valiosos quando estão de acordo com a norma e negativos quando violam ou não cumprem as normas.
A ética aplicada é o ramo da ética preocupada com a análise de questões morais particulares na vida privada e pública. Nos anos de 1950 os meios de comunicação vigentes e o público em geral já discutiam a ética da inseminação artificial e de transplantes de órgãos que começavam a ser postos em prática.
A ética normativa, por exemplo, pergunta "o que devo fazer?", enquanto a metaética pergunta "o que é o bem?" e "como posso diferenciar o certo do errado?", tentando entender a natureza das propriedades e julgamentos éticos. ...
2 O que é a metaética e como ela difere da ética normativa e da ética descritiva? R.: A metaética ou ética analítica em vez de ser descritiva ou prescritiva, analisa a linguagem ética e os fundamentos racionais dos sistemas éticos, ou a lógica e o raciocínio de vários eticistas.
Quando uma opção é relevante para outros, a sua avaliação é moral. A ética prática é a discussão filosoficamente informada das opções práticas que têm relevância para outros. A variedade das questões sujeitas a opção é imensa. Todavia, a natureza da ética prática é independente desta variedade.
Os estudos teóricos da Filofofia Moral subdivide a Ética em diversas categorias, as principais são três: Ética Descritiva, Ética Metaética e Ética Normativa.
1.3. Podemos dividir as correntes da ética normativa em duas grandes linhas: éticas teleológicas e deontológicas. As primeiras determinam o que é correto de acordo com uma finalidade (télos) a atingir. ... Uma das correntes mais importante da ética deontológica é a ética kantiana ou ética do dever.