Mas com a chegada do outono, voltou a tradicional neblina que sempre afetou o aeroporto no fim da madrugada. Daí o nome Cumbica, que em tupi-guarani significa "nuvens baixas".
A origem do nome Guarulhos Romão e Noronha publicaram que, de acordo com o historiador João Ranali, "Guarulhos é originário de 'gu-aru-bo', que significaria 'trazidos', isto é, que teriam vindo para cá pelas mãos dos jesuítas.
Na realidade, "Anhangabaú" é palavra em tupi-guarani que significa "rios dos malefícios do diabo". Os indígenas acreditavam que as águas do riacho Anhangabaú provocavam doenças físicas e espirituais.
Praça, Walkíria Neiva, orient.
Cumbica era originalmente uma fazenda que pertenceu ao ex-vereador paulistano (de origem portuguesa) Abílio Soares, sendo que este foi morto (em 1919) a tiros devido à uma desavença em relação à demarcação da área da fazenda.
Em 2001, uma lei federal alterou a denominação do aeroporto em homenagem ao ex-governador de São Paulo André Franco Montoro, falecido em 1999. No entanto, o nome oficial não é habitualmente usado pela população, que se refere apenas como aeroporto de Guarulhos ou aeroporto de Cumbica.
Etimologia. Segundo José de Alcântara Machado de Oliveira, o nome da cidade decorre da denominação dos indígenas que habitavam a região, os guaramomis ou maramomis, que eram um ramo dos guaianás.
gua·ru ru. 1. [Brasil] [ Ictiologia ] Peixe teleósteo (Poecilia vivipara), encontrado em lagoas e cursos de água no Brasil, México e Guatemala, de corpo pequeno e alongado.
No subsolo do vale, corre o Rio Anhangabaú, nomeado em língua tupi. O significado é rio ou água do mau espírito, pois os indígenas o consideravam um córrego maldito.