Grafite ou grafito é uma palavra de origem italiana "graffito" que significa "escrita feita com carvão". São inscrições gravadas ou desenhadas pelos antigos nas paredes das cidades e monumentos.
O grafite é uma forma de arte contemporânea de características essencialmente urbanas. São pinturas e desenhos feitos nos muros e paredes públicos. Não é simplesmente uma pichação, mas uma expressão artística. Tem a intenção de interferir na paisagem da cidade, transmitindo diferentes idéias.
O grafite é um tema que divide opiniões: alguns o defendem alegando a liberdade de expressão artística, outros o classificam como vandalismo. ... O preconceito com esse tipo de arte fez com que a sociedade não conseguisse diferenciar grafite de pichação, criminalizando toda e qualquer expressão em lugares públicos.
O grapixo seria a fusão entre o grafite e a pichação, uma forma híbrida que une pontos característicos das duas linguagens numa figura só.
Tomando mais força no início da década de 1980, o grafite na capital paulista virou polêmica, sendo considerado vandalismo e pichação, ou admirados pelos urbanistas como arte e forma de expressão artística.
A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. ... A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
Visto inicialmente como poluição visual, o grafite vem, cada vez mais, se tornando um instrumento possível de embelezamento e uma forma de protesto e de crítica aos problemas das grandes cidades. Uma arte nascida das minorias, como um movimento cultural. ...