DOENÇA – A calcificação cerebral é uma doença causada normalmente por alterações genéticas. Os sintomas variam e podem coincidir com os de Alzheimer, Parkinson, enxaqueca, esquizofrenia, depressão e transtorno bipolar. Por outro lado, há pessoas que possuem as lesões e podem passar décadas sem apresentar sintomas.
O que é neurocisticercose calcificada?
Neurocisticercose nodular calcificada com sinais de reativação * A neurocisticercose é uma doença caracterizada pelo envolvimento do sistema nervoso central pelo estágio larval intermediário do parasita Taenia solium. O processo de degeneração da larva e a reação inflamatória do organismo causam os sintomas clínicos.
O que se entende por calcificação?
Processo degenerativo de um tecido orgânico por depósito de sais de cálcio.
Qual a cura das calcificações no cérebro?
Calcificação no cérebro não tem cura, mas é possível controlar os sintomas que apresente. O tratamento das calcificações cerebrais depende dos sintomas que apresenta. De acordo com a localização em que se encontram, as calcificações provocam sinais e sintomas relacionados às funções daquela região, e o tratamento será baseado nessas manifestações.
Como é usado o termo calcificação?
Esse termo é usado nos laudos de exames de imagem, quando não há uma calcificação anormal no cérebro. A calcificação pode aparecer naturalmente com a idade e com problemas mais comuns como uma pequena isquemia cerebral, sem que prejudique ou signifique um risco ao paciente.
Como diagnosticar calcificações?
As calcificações podem nunca causar sintomas, ou podem desencadear sintomas neurológicos graves e irreversíveis se não for diagnosticado a tempo de um tratamento adequado. O diagnóstico é feito através de exames de imagem, como o RX ou TC (tomografia de crânio).
Quais os objetivos do tratamento para calcificações cerebrais?
Os principais objetivos do tratamento para calcificações cerebrais são: 1 Controlar os sintomas; 2 Recuperar a funcionalidade psíquica e motora; 3 Melhorar a qualidade de vida; 4 Prevenir complicações; 5 Prevenir a progressão da doença, quando possível. More ...