1. Que produz ou encerra carvão.
O Carbonífero foi uma época de construção ativa de montanhas quando o supercontinente Pangeia se formou. Os continentes do sul permaneceram unidos no supercontinente Gondwana, que colidiu com a América do Norte-Europa (Laurussia) ao longo da linha atual do leste da América do Norte.
As principais reservas petrolíferas e carboníferas do planeta datam, respectivamente, das eras Mesozoica (período cretáceo) e Paleozoica (período carbonífero).
Artrópodes diversificaram-se rapidamente (libélulas, milípedes, aracnídeos), vários deles atingindo proporções gigantescas. Isso era possível por causa da quantidade maior de oxigênio na atmosfera (35%, contra 21% nos dias de hoje).
O Cinturão Carbonífero trata-se de uma região localizada no Sul caracterizada pela grande extração de carvão, muito utilizado para a produção de energia.
As jazidas carboníferas são aquelas que possuem a reserva de minério de carvão que poderá ser mineral ou vegetal. O carvão mineral é de fundamental importância para muitos países e pessoas, tendo em vista que ele é uma fonte energética que pode ser de fácil obtenção.
Esse período é marcado pelo surgimento de animais com exoesqueleto (esqueleto externo) e micro-organismos filamentosos. Existência de mares rasos e de um mega continente são as principais características do período.
A bacia sedimentar é um tipo de formação geológica rochosa formada nas depressões de relevo (áreas rebaixadas) que com o tempo, foram acumulando sedimentos, daí surge seu nome. São formadas por várias camadas de sedimentos superpostas que podem ser restos de animais e vegetais, rochas, conchas, ossos, dentre outros.