Quanto maior o nervo, mais fibras ficam mais espalhadas, aumentando a escavação, mas não é uma significa doença. Entretanto, no glaucoma ocorre perda dessas fibras, podendo formar o nervo óptico com falhas ou com aumento da escavação. Nesse caso, pode ser um sinal de doença.
Olhos "normais" tendem a ter escavação que não ultrapasse uma relação de 0,5. Porém, mais importante do que o tamanho da escavação propriamente dita é o aspecto do nervo. Logo, muitas pessoas podem ter a escavação do nervo aumentada de tamanho, não necessariamente sendo portadoras de glaucoma.
Quando o nervo óptico tem por natureza, pouca nutrição, poucos vasos sanguíneos, há uma tendência com o tempo, de ocorrer morte lenta e progressiva do nervo, formando um aumento da escavação do nervo, daí o termo escavação aumentada do nervo óptico,( um prato fundo ) sugerindo sofrimento deste nervo.Se a pressão do ...
O nervo óptico é identificado como uma estrutura hipoeco-gênica atravessando ao longo de um curso regular atrás do globo ocular. Para a medição, uma linha vertical é extraída da junção entre o nervo óptico e o globo ocular. Esta linha serve apenas como uma referência e deve ter 3mm de comprimento.
Sendo o nervo óptico formado por um feixe de fibras nervosas, quando apresenta uma mudança na escavação (ou seja, um aumento em relação à escavação anterior) essa se dá por uma PERDA DAS FIBRAS NERVOSAS e, atualmente, não há como reverter essa perda.
Campimetria, exame de campo visual
O exame com a tabela de Snellen determina a acuidade visual do paciente a 6 metros do quadro, visão 20/20 é um termo americano que significa que sua visão é igual a de um ser humano normal enxergando a 6 metros, 20 pés, de distância.
Displasia da papila óptica Corresponde a uma papila que não entra dos quadros clínicos diagnósticos habituais. Apresentam anomalias importante de tamanho, de forma e vascularização. Associação de disversão papilar e coloboma do disco óptico.
Para auxiliar na recuperação do nervo óptico atrofiado é recomendado fazer alguns exercícios como: expor os olhos a diferentes tipos de luminosidade, fortalecendo a musculatura da pupila, incentivar a visão de longe e perto, tornando a lente do cristalino mais flexível ou mesmo massageando ao redor dos olhos para obter ...
As causas de atrofia de nervo óptico são variadas, podendo ser hereditária ou adquirida, sendo que existem diversas lesões que podem resultar nesta atrofia.