O abaulamento do arco médio é sugestivo de câmara rudimentar de ventrículo direito posicionada à esquerda, e em posição anterior. Esse achado por si só orienta para o diagnóstico de ventrículo único esquerdo posicionado à direita, com discordância ventrículo-arterial.
No coração humano, o tronco da artéria pulmonar começa na base do ventrículo direito do coração. Ele é pequeno e largo - aproximadamente 5 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro.
A deformidade mais comumente encontrada na parede torácica é o Pectus, caracterizado pelo abaulamento (carinatum) ou retração (excavatum) do esterno. Quase sempre está presente ao nascimento mesmo que discretamente. Frequentemente se acentua durante a puberdade e evolui até o final da adolescência.
O aumento do átrio esquerdo frequentemente está relacionado com hipertensão arterial ou com alguma condição que dificulte o relaxamento do ventrículo esquerdo, dificultando assim o esvaziamento do átrio na diástole (o que geralmente é chamado de déficit de relaxamento ou disfunção diastólica).
Entre eles devemos destacar a dilatação do tronco da artéria pulmonar com 35 mm de diâmetro (normal até 29 mm) e aumento do diâmetro da artéria interlobar descendente direita com 20 mm de diâmetro (normal até 16 mm).
Se a pressão nas artérias pulmonares aumentar até um nível suficientemente elevado, o quadro clínico é denominado hipertensão pulmonar. Na hipertensão pulmonar, o lado direito do coração precisa trabalhar mais para empurrar o sangue através das artérias pulmonares.
A semiotécnica refere-se à inspeção, palpação e ausculta. Pesquisa de abaulamento: exemplo de achado é elevação de região anterior do tórax, indicando hipertrofia do ventrículo direito. Realizada por todo precórdio, no mínimo nos quatro focos de ausculta.
Para a percussão das faces anterior e laterais, o paciente pode estar deitado ou assentado....Aparelho Respiratório