Desnaturalizar os fenômenos sociais significa não perder de vista a sua historicidade. ... É perceber que certas mudanças ou descontinuidades históricas são fruto de decisões. Estas revelam interesses e, portanto, são fruto de razões objetivas e humanas.
Diante de acontecimentos novos que não se reconhecem, inevitável não se abismar, é emergencial não achar natural, não concordar, manter uma percepção de desagrado. Em relação a desnaturalização, estranhar implica em não achar normal, natural, os milhares de absurdos que disparam a cada dia.
Estranhar/ desnaturalizar é um ato educativo, pois mobiliza e transforma. ... Estranhamento/desnaturalização como ato pedagógico visa a ampliação da visão de mundo e horizontes de expectativas de si nas relações sociais, pois contribui para o protagonismo ao desestabilizar e rearticular.
Estranhamento e desnaturalização compreendem conceitos bastante relacionados dentro da Sociologia. O estranhamento se refere ao ato de inconformidade com situações grotescas e de repúdio, o que apenas potencializa a desnaturalização destes processos.
O movimento de estranhamento e desnaturalização mesmo diante de situações tidas como óbvias, como, por exemplo, na temática familiar, confere especificidade ao ensino da Sociologia, pois permite que fenômenos aparentemente consolidados suscitem dúvidas, revelem contradições, etc.