O termo com que se descreve o Deus Tártaro, khásma, "abismo" (T. 740), tem a mesma raiz do nome Kháos, "Caos", e do verbo khaíno, que significa "abrir-se; entreabrir-se; fender-se".
Significado de Caos substantivo masculino Confusão geral dos elementos da matéria, antes da suposta criação do Universo, do aparecimento dos seres, da realidade ou da natureza; cosmos. [Figurado] Estado de completa desordem, confusão de ideias. [Figurado] Amontoado de coisas que se misturam; bagunça.
Caos significa desordem, confusão e tudo aquilo que está em desequilíbrio. Na mitologia grega, Caos é considerado o deus primordial do universo, de acordo com a narrativa do poeta grego Hesíodo. ... Ou seja, enquanto Eros representava a união das forças e elementos, o Caos simbolizava a quebra, cisão e separação.
Mito do Caos Porque era um deus primordial, Caos teve a capacidade de criar espontaneamente, ou seja, sem fecundação, outras importantes criaturas. Também consideradas deuses primordiais, Caos é tido como o pai de Nix, a deusa da Noite, Érebro, deus da Escuridão, Gaia, a deusa da Terra.
Nix (em grego: Νύξ, transl.: Nýx, lit. "Noite"), na mitologia grega, é a personificação da noite. Uma das melhores fontes de informação sobre essa deusa provém da teogonia de Hesíodo. ... Dessas forças primordiais sobreveio as outras das divindades gregas.
Caos (em grego: Χάος, transl.: Cháos), na mitologia grega segundo Hesíodo,é o primeiro deus primordial a surgir no universo, portanto a mais velha das formas de consciência divina. A natureza divina de Caos é de difícil entendimento, devido às mudanças que a ideia de "caos" sofreu com o passar das épocas.
Se Caos gera através da separação e distinção dos elementos, e Eros através da união ou fusão destes, parece mais lógico que a ideia de confusão e de indistinção elemental pertença a Eros. Eros age de tal modo sobre os elementos do Mundo, que poderia fundi-los numa confusão inexorável.