A PIA subdivide-se em População Economicamente Ativa (PEA) e População Não Economicamente Ativa (PNEA). PEA compreende o potencial de mão de obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada.
Política Nacional de Educação Ambiental A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
Objetivos Da PNEA A Educação Ambiental como preconiza o PNEA tem por objetivos compreender as múltiplas e complexas relações que envolvem o meio ambiente, através de programas educativos responsáveis por estimular e fortalecer uma visão crítica dos problemas ambientais que por sua vez, são responsabilidades de todos.
4o São princípios básicos da educação ambiental: I - o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo; II - a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade; III - o pluralismo de idéias e ...
A População Economicamente Ativa (PEA) é formada pela população trabalhadora com idade entre 10 e 65 anos (no Brasil) que recebem remuneração salarial pela venda de sua força de trabalho, incluindo também as pessoas que estejam temporariamente desempregadas.
É classificada de População Economicamente Ativa (PEA) a parcela que pode trabalhar no setor produtivo e que ajuda com a força de trabalho. No Brasil, é entendida entre 15 e 65 anos, pois a atividade entre 15 e 18 anos apenas permitida em caráter de aprendiz. Os 65 anos é a idade máxima para a aposentadoria.
A Lei 9795/99 dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental e trás consigo diretrizes e instrumentos que visam à melhoria e o controle sobre o ambiente de trabalho, bem como sobre os impactos do processo produtivo no meio ambiente, através da construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes ...
A PNEA envolve em seu centro de ações, órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Meio Ambiente, o Sisnama. Além do Sisnama, a Política Nacional de Educação Ambiental também envolve instituições de ensino públicas e privadas reconhecidas pelos sistemas de ensino do país.
Objetivos da Educação Ambiental Democratização de informações ambientais; Cooperação entre diferentes regiões do país para formação de uma sociedade ambientalmente equilibrada; ... Participação individual e coletiva na preservação ambiental; Integração com a ciência e a tecnologia; e.
Estimular práticas e ações com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre as questões ambientais e de defesa do meio ambiente. Além disso, a PNEA também deve buscar alternativas nos currículos de ensino e novas metodologias para a capacitação de pessoas para a área ambiental.