O conceito de NPSH pode ser compreendido em duas partes:
Do inglês Net Positive Suction Head, o termo é designado a um parâmetro responsável por medir a pressão atmosférica e a pressão da coluna de líquido com a finalidade de evitar a cavitação, ou seja, a formação de bolhas de vapor ou de gás em um determinado líquido.
É possível verificar a ocorrência do fenômeno da cavitação através de inspeção visual (caso seja possível abrir a máquina) ou mesmo pelo som característico quando a máquina estiver em funcionamento. Além de ocorrer no rotor, este fenômeno pode ocorrer nas pás do difusor, na voluta, na boca de entrada de água, etc.
Cavitação é um termo usado para descrever o fenômeno que ocorre numa bomba quando existe insuficiente NPSH disponível em relação ao NPSH requerido. Quando a pressão do líquido é reduzida a um valor igual ou abaixo de sua pressão de vapor, começam a formar pequenas bolhas ou bolsas de vapor.
Normalmente, o NPSH requerido é fornecido pelo fabricante da bomba. Uma vez que este valor é fixado, para evitar a cavitação, existem algumas maneiras de ampliar o NPSH disponível.
Você pode convertê-la para cabeça, multiplicando a pressão em libras por polegadas quadradas vezes 2,31, dividido pelo peso específico com a ajuda de uma calculadora para obter a pressão de vapor de sucção em pés.
Quando há aeração, as medidas a ser tomadas são: Verificar as ligações entre os componentes da linha de sucção se estão bem vedadas; Evitar que a bomba arraste fluido com bolhas de ar do reservatório (pseudocavitação), por não estar associado com a pressão de vapor.
Fluxo ou pressão diminuídos: Se a sua bomba não estiver produzindo a quantidade de fluxo, conforme declarado pelo fabricante, isso pode significar que a cavitação está ocorrendo. Vibrações Inesperadas: A cavitação pode causar vibrações incomuns, não consideradas pelo equipamento usado e pelo líquido sendo bombeado.
O que pode ser feito para evitar o surgimento da cavitação?