A Pressão Máxima de Trabalho Permitida (PMTP) ou Pressão Máxima de Trabalho Admissível (PMTA) é o maior valor de pressão de operação da caldeira ou vaso de pressão, compatível com o código de projeto, a resistência dos materiais utilizados, as dimensões do equipamento e seus parâmetros operacionais.
O cálculo da PMTA, deve ser feito em função das espessuras corroídas, descontando a margem para corrosão. O ASME define como: " O MAIOR VALOR PERMESSIVEL PARA PRESSÃO, MEDIDA NO TOPO DO VASO NA TEMPERATURA CORRESPONDENTE À PRESSÃO.
Pressão de Projeto – PP É a pressão utilizada para determinar a espessura mínima do vaso. Lógico que ela deve ser maior que a pressão de trabalho.
Para ser considerado um tanque metálico enquadrado na NR 13, necessário que o mesmo não seja enterrado, tenha com fundo apoiado sobre o solo, com diâmetro externo maior do que 3 m (três metros), capacidade nominal maior do que 20.000 l (vinte mil litros), e que contenha fluidos de classe A ou B, conforme a alínea a) do ...
Por definição, um vaso de pressão é um recipiente ou reservatório projetado para conter fluidos como gases ou líquidos a uma pressão interna substancialmente diferente da pressão ambiente.
O Prontuário atualizado é um dos documentos obrigatórios que o estabelecimento, onde o vaso estiver instalado, deverá possuir. Ele é o registro de nascimento do vaso de pressão, e deverá ser fornecido pelo fabricante do equipamento no momento de sua aquisição.
Abaixo seguem algumas recomendações da literatura para Cálculo de Vasos de Pressão:
Para determinar o Grupo Potencial de Risco, devemos fazer a conta entre Pressão x Volume, PxV, onde 'P" é o valor determinado pelo fabricante do vaso, chamado de Pressão Máxima de Trabalho Admissível ou simplesmente PMTA na unidade de Mpa, e seu Volume "V" em m³.
É a Máxima Pressão de Trabalho que é admitida na operação do vaso e que nunca será superior a Pressão de Projeto. É a pressão de posicionamento para a abertura total de válvulas para alívio de pressão.
Para execução do teste hidrostático, deve-se seguir a sequência mostrada nos gráficos apresentados nas Figuras 3 e 4, conforme o grau de risco. Pressão de teste % Tempo Pressurização 20 % p /minuto Inspeção inicial Estabilização pressão - 5 min.