As doenças linfoproliferativas crônicas são consideradas como um grupo heterogêneo de doenças caracterizadas por expansão monoclonal e acúmulo de linfócitos aparentemente maduros, que apresentam uma vantagem proliferativa e/ou de sobrevivência em relação aos linfócitos normais em diferentes órgãos, como medula óssea, ...
As doenças proliferativas e infiltrativas são classificadas em Leucemias Agudas e crônicas; Linfomas; Mielodisplasias; Mieloma Múltiplo; Síndromes Mieloproliferativas. Anemias: a anemia é a diminuição dos níveis de hemoglobina na circulação.
As doenças neoplásicas linfoma não-hodgkin de células do manto e a leucemia linfocítica crônica expressam, de forma anômala, o marcador CD5 na superfície de suas células.
Seu médico pode estar preocupado com uma doença linfoproliferativa se você tiver:
Pacientes com este câncer chegam a demorar meses e até anos para receber um diagnóstico correto.
Por isso, é importante realizar visitas regulares a um especialista para verificar o andamento da saúde.
A LLC-B é caracterizada pela proliferação de células B maduras monoclonais, expressando os marcadores B, CD19, CD20 e CD22, com co-expressão do marcador linfóide T CD5. A monoclonalidade é demonstrada pela presença de um único tipo de cadeia leve de imunoglobulina, kappa ou lâmbda.