Um circo (do latim circus, "circunferência") é comumente uma companhia em coletivo que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros.
Fantasia, infância, alegria, imaginação, palhaço, trapézio, mágica, picadeiro, emoção, criança, diversão, vermelho, equilibrista. Estas palavras pra alguns descrevem bem o que é o bom e velho circo. Aquele que rouba sorrisos, causa tensão e te faz derrubar lágrimas ao lembrar da infância.
Esta arte que encanta crianças e adultos surgiu no Brasil no século XIX, com famílias vindas da Europa. Estas famílias se manifestavam em apresentações teatrais. Os ciganos, vindos também da Europa, apresentavam-se ao público, desmostrando habilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo.
Dos chineses aos gregos, dos egípcios aos indianos, quase todas as civilizações antigas já praticavam algum tipo de arte circense há pelo menos 4 000 anos – mas o circo como o conhecemos hoje só começou a tomar forma durante o Império Romano.
1. Artes circenses. Artes circenses é uma arte relacionada ao circo, são artes realizadas por palhaços, malabaristas e outros. ... No Brasil, o circo chegou ao século XIX, com famílias vindas da Europa, onde se agruparam e manifestavam sentimentos através de interpretações teatrais, despertando um interesse.
O circo é território da presença, do corpo e do brincar. ... Aquele espaço é morada do imaginário, onde tudo é possível e só entra ali quem quiser partilhar da brincadeira. Faz também lembrar do corpo infantil, leve, ágil, confiante e desafiador.
A estética do espetáculo circense explora o simulacro do risco, que só é possível pelo corpo disciplinado. Esta estética "designa de uma lado a teoria da sensibilidade como forma de experiência possível e ilusória; de outro a reflexão da experiência real, do contato com a morte, com o perigo" (p.
O circo moderno formou-se no final do século XVIII, a partir da iniciativa do militar Philip Astley (1742-1814). Em 1768, ele inaugurou, em Londres, na Westminster Bridge Road, 687, Lambeth, a Astley's Riding School, destinada a repassar os ensinamentos que ele desenvolvera na Cavalaria Britânica.