Na mitologia grega, Netuno era chamado Posseidon – o deus dos mares. Era filho de Saturno e Reia (Terra) e irmão de Júpiter. Na estrutura do Universo, foi designado para o império das águas. ... Netuno foi o primeiro planeta a ser descoberto através de cálculos matemáticos.
Netuno ganhou esse nome por causa do equivalente a Poseidon, na mitologia grega. O deus romano Netuno era o rei do oceano, e um dos três grandes (junto com seu irmãos Júpiter e Plutão), então a escolha vem por causa da intensa tonalidade de azul que o planeta apresenta.
Netuno, visto pela primeira vez em 1846, foi batizado com o nome do deus romano dos oceanos. O planeta mais distante de todos, Plutão, descoberto em 1930, por pouco não se chamou Percival, sugestão da mulher do astrônomo Percival Lowell, que havia previsto a existência do planeta em 1915.
Netuno era considerado o rei supremo dos gregos e habitava um palácio construído totalmente em ouro no fundo do mar, andando por seus domínios em uma carruagem também confeccionada em ouro, com sua marca inconfundível: Um tridente de três pontas que sempre trazia à mão, que lhe conferia poderes de provocar terremotos ...
Netuno corresponde na mitologia grega a Poseidon. Netuno representava os mares, oceanos e as correntes d'água, era filho de Saturno e controlava o universo ao lado de seus irmãos, Júpiter (céus) e Plutão (mundo dos mortos). Porém há uma diferença entre o deus dos mares segundo a mitologia grega e romana.
Quando os romanos estudaram a astronomia grega, deram aos planetas os nomes dos seus próprios deuses: Mercúrio (para Hermes), Vênus (Afrodite), Marte (Ares), Júpiter (Zeus) e Saturno (Cronos). Quando os planetas subsequentes foram descobertos nos séculos XVIII e XIX, a prática de nomeação foi mantida com Netuno.
Poseidon, o deus da mitologia grega, é o terceiro filho de Cronos e Rhea. ... Netuno, o deus da mitologia romana, é o irmão do meio entre Júpiter e Plutão. Originalmente era conhecido como o deus da água doce e das águas correntes.
Poseidon, também conhecido como Netuno para os romanos, era o grande rei dos mares, um homem muito forte, com barbas e sempre representado com seu tridente na mão e as vezes com um golfinho.