Com papel importante na formação da identidade cultural gaúcha, o churrasco é uma das maiores tradições do Estado. ... Com origem em terras remotas dos Pampas, a carne na brasa ao estilo do Rio Grande do Sul ganhou até o resto do País.
O churrasco como o conhecemos, aqui no Brasil, surgiu na região da América do sul, uma união entre Uruguai, argentina e rio grande do sul. A "descoberta" do churrasco foi atribuída aos índios que habitavam essas regiões, assando carne ao ar livre em uma fogueira sobre pedras.
O churrasco chegou ao Brasil durante o século XVII, junto com os Setes Povos das Missões — sociedade fundada por jesuítas no Rio Grande a fim de reunir indígenas na missão de catequizá-los. No entanto, tal comunidade foi devastada no ano de 1768, deixando como testemunho um exemplo de comunidade.
Clarice Chwartzmann: O tempo, o fogo, a qualidade da carne e o olhar do assador. EL: Qual a importância do churrasco para as pessoas? CC: O churrasco proporciona um retorno a nossa essência mais primitiva e ancestral, nossa memória afetiva, de proteção, afeto, cuidado e prazer.
Todo churrasco no Sul tem a linguiça toscana com farofa como entrada e depois vem os principais cortes bovinos: a costela, a picanha e o contrafilé. Sim, esses cortes são preferidos dos sulistas.
Essa é uma comida que faz parte da formação da identidade cultural do Rio Grande do Sul e que tem a fama espalhada por todo o Brasil. Sua principal característica é o modo rústico de preparo. Tradicionalmente, é feito com carne bovina em espetos de madeira cravados na terra, mas ganhou formatos diferentes com o tempo.
A mania de churrasco nasceu na verdade quando um ancestral humano chamado Homo erectus começou a cozinhar carne com fogo há cerca de 1,8 milhão de anos, de acordo com o Planet Barbecue (Workman Publishing, 2010).
A ideia surgiu nos anos 70, quando a fabricante de embutidos Mimi, de Jundiaí, criou esta forma prática de fazer churrasco. Patenteado, o espetinho foi um produto exclusivo da marca por dez anos. Mas hoje você não precisa se preocupar com o carvão.
Joan Coromines Origem do nome O filólogo catalão Joan Coromines, no entanto, afirma que "churrasco" originou-se em uma palavra muito antiga, anterior à presença dos romanos na Península Ibérica, que nos chegou vinda de sukarra (chamas de fogo, incêndio), formada por su (fogo) e karra (chama).
A descoberta do churrasco é atribuída aos índios que habitavam a costa das três Américas. Eles assavam a carne ao ar livre, numa fogueira sobre pedras com auxílio de uma grelha de madeira verde, mas foi na região do grande pampa que o churrasco encontrou o seu ambiente ideal.