A Coqueria é uma sequência de fornos verticais e estreitos, um ao lado do outro. Nestes fornos, nossa matéria-prima, o carvão, é queimado por quase um dia inteiro, depois resfriado e transformado em pedras porosas com aproximadamente 85% de carbono. Depois de passar pela coqueria, o carvão recebe o nome de coque.
A coqueria é a área responsável pela produção do coque, que é o produto da destilação e aglomeração do carvão mineral. ... O coque é o insumo redutor do minério de ferro carregado no alto-forno. O gás gerado na coqueria é utilizado nos demais processos siderúrgicos e na termelétrica como fonte de calor.
O coque é obtido a partir da destilação do carvão mineral em fornos, na ausência de ar num tempo estabelecido. No processo de coqueificação tem-se a formação do, gás de coqueria, alcatrão e outros produtos químicos. ... Além disso o coque deve ser uniforme no tamanho para uma boa distribuição e, também uniforme em análise.
O coque metalúrgico, produto da coqueificação, desempenha três funções principais no alto-forno: fornecimento de calor, gerar calor queimando na ponta das ventaneiras (papel térmico); fornecimento de gás redutor, fonte de carbono que provoca redução direta e indireta do minério de ferro (papel químico); fornecimento de ...
Podemos destacar como sub-produtos da coqueria: O alcatrão, sulfato de amônio, piridina, óleos leves e gás combustível [4].
O gás de coqueria é um combustível gasoso manufaturado, rico em metano, hidrogênio e monóxido de carbono geralmente obtido a partir da gasificação por pirólise da hulha e de outros carvões minerais.
Ferramentas operacionais para coqueria
O coque é obtido pelo processo de "coqueificação", que consiste, em princípio, no aquecimento do carvão mineral a altas temperaturas, em câmaras hermeticamente fechadas (exceto para saída de gases). ... A qualidade do coque depende muito do carvão mineral do qual se origina, principalmente do seu teor de impurezas.
O carvão mineral para siderurgia a coque é denominado carvão coqueificável, que forma uma massa sólida ao ser aquecido. ... Utilizado na redução do minério de ferro a ferro metálico, este combina com o oxigênio, na presença de calcário, criando dióxido de carbono, ferro e escória.