Na América do Sul, nos Estados Unidos e na Austrália, este cereal é utilizado basicamente na alimentação animal. Já na América Central, na Ásia e na África, seus grãos são usados também na alimentação humana para produção de farinha e de amido industrial, na fabricação de pães e biscoitos.
Além da farinha, o sorgo também pode ser consumido na forma de grãos, que geralmente entram em receitas em substituição ao arroz. "Ele, depois de cozido, fica parecido com a cevadinha. Pode ser usado em saladas, risotos e até mesmo estourado como pipoca", sugere a nutricionista.
O que é o sorgo? Trata-se de um grão ancestral semelhante ao milho. Recentemente, vem ganhado popularidade. Isso se deve principalmente às suas propriedades antioxidantes e seu potencial saciador, excelente para quem deseja perder peso.
O sorgo granífero pode ser utilizado: a) Na Alimentação humana Em muitos países da África e Ásia constitui alimento importante para a popu- lação, sendo utilizado basicamente na forma de farinha. Algumas tentativas de introdução deste hábito alimentar no Brasil tem sido efetuadas no Nordeste.
Os grãos de sorgo têm sido empregados no preparo de diversos produtos alimentícios, tais como bouillie (tradicional na África e na Ásia), tô (usado na África Ocidental), cuscuz (alimento tradicional em toda a África), injera (usado na Etiópia), nasha e ogi (alimentos para lactentes; o primeiro é tradicional no Sudão e ...
Flávio Tardin mostrou aos produtores as vantagens do plantio de sorgo em safrinha: "O sorgo é tolerante à seca em comparação a outros cereais, tem menor custo de produção e uma boa produtividade na rebrota. ... É recomendado, também, que seja plantada mais de uma cultivar por safrinha", disse o pesquisador.