O oratório é um gênero musical dramático, apresentado em forma de concerto, sem representação cênica, sem cenários e sem figurinos. ... Embora elementos dialógicos também estivessem presentes na lauda polifônica do final do século XVI, o oratório se origina do madrigal dialógico do início do século XVII.
Nascido na Itália, durante a Renascença, o oratório é um gênero de composição musical cantado e com conteúdo narrativo. ... Durante o período Barroco, o gênero floresceu, especialmente pelas mãos de Georg Friedrich Händel, autor dos oratórios como O Messias e Judas Maccabeus, e de Johann Sebastian Bach, com suas paixões .
A principal diferença entre ópera e oratório é que opera usa trajes, cenários e ação dramática, enquanto o oratório não usa nenhum desses elementos. Em outras palavras, O oratório é uma peça de concerto, enquanto a ópera é um teatro musical.
O moteto é um gênero musical polifônico surgido no século XIII, em que inicialmente, se usavam textos distintos para cada voz. Dessa característica vem a origem do termo, derivado de mot, palavra, em francês.
O classicismo passa essa impressão de "simplicidade", o que não significa que ele seja mais simples que o barroco. Sua complexidade reside na estrutura da obra, a forma que dá ordem à música e põe as melodias nos seus devidos lugares.
Assim como a Cantata (tema abordado no último programa), o oratório também é um tipo de composição para voz, porém bem mais longa do que as cantatas e com um conteúdo narrativo. ... Diferente das cantatas, que podem possuir texto religioso ou profano, a maioria dos oratórios, salvo algumas exceções, possui textos sacros.
Normalmente, uma ópera é constituída pela abertura, que é a parte executada pela orquestra, localizada no fosso, e com as cortinas ainda fechadas, e introduz a ópera ou um ato. Já os atos são constituídos pelas cenas e marcam uma espécie de capítulo da ópera.
(Resposta resumida) Os Motetos é um gênero musical polifônico, que surgiu no século XII, em que inicialmente, se usavam textos distintos para cada voz. Já os Madrigal são um gênero musical profano ou sua composição poética, surgiu entre os séculos XII e XVI.
Léonin ou Leoninus (Paris, c. 11) foi um compositor francês que fez parte da Escola de Notre-Dame. A única referência escrita ao músico foi registrada mais de um século após sua morte por um monge britânico anônimo, que o descreveu como "o maior compositor de órganon para amplificação do serviço divino".