O objetivo do melhoramento genético é o de avaliar características de interesse econômico em um animal para obter a predição dos valores genéticos. Ou seja, visa obter procedimento estatístico adequado para separar os efeitos genéticos aditivos dos demais.
Como funciona o processo de melhoramento genético? O melhoramento clássico consiste no cruzamento e desenvolvimento das plantas para saber se as características desejadas foram passadas para as próximas gerações. ... Dessa maneira, são obtidos os chamados organismo geneticamente modificados (OGMs).
O MELHORAMENTO ANIMAL TRABALHA COM A DIFERENÇA ENTRE OS INDIVÍDUOS DE UMA POPULAÇÃO – VARIABILIDADE GENÉTICA. relativa à determinação de qual fêmea vai se acasalar com qual macho; SELEÇÃO: Decidir quais indivíduos serão mantidos para PAIS e, desta forma, contribuirão com GENES para próxima GERAÇÃO.
De início, o melhorista deve mapear os problemas que existem na região de produção e definir um objetivo. ... Entre os objetivos mais comuns estão: o aumento da produtividade, o desenvolvimento de cultivares adaptadas a uma região geográfica, a resistência a doenças ou cultivares com melhor qualidade nutricional.
O objetivo do melhoramento genético animal é aumentar a freqüência de combinações gênicas favoráveis a um conjunto de características relacionadas a um dado sistema de produção, tendo como conseqüência o incremento da eficiência econômica, que é determinado, em parte, pela ênfase relativa das características incluídas ...
É muito importante notar que, enquanto os objetivos de seleção envolvem aspectos econômicos, os critérios são de natureza biológica, mensuráveis quantitativa ou qualita- tivamente. De um modo geral, os critérios de seleção podem ser reunidos nos seguintes grupos: reprodução, produção, produto e biótipo.
O melhoramento genético aumenta a eficiência produtiva dos seres vivos, utilizando as técnicas de Seleção artificial e de cruzamento (hibridização) entre seres vivos da mesma espécie e raça. ... A eficiência de produção animal se desenvolve à medida que esses três fatores se desenvolvem.
Endogamia ou consanguinidade é o método de acasalamento que consiste na união entre indivíduos aparentados, que são geneticamente semelhantes.
Os caracteres raciais são todos aqueles que servem para distinguir uma raça de outra. Portanto é este o têrmo, dos tres o mais geral.