A organização da sala de aula "em U" permite a troca entre os estudantes, sem deixar de lado a interação do grupo com o professor. Pode ser utilizada na condução de atividades individuais, mas que prezam por contextos coletivos. Além disso, é ótima alternativa para debates.
A sala de aula organizada em duplas ou trios permite que os alunos tenham uma interação maior e mais direta. Em algumas atividades de produção de texto e alfabetização, por exemplo, essa maneira ajuda os estudantes a formarem duplas construtivas e permite que eles exponham seus pontos de vista e discutam sobre eles.
O espaço da sala de aula deve ser um lugar aprazível e ter as condições necessárias às diferentes aprendizagens – da leitura, da escrita e de outras. Para que tal seja possível, é fundamental que estejam reunidas condições de ambientação, de cuidado com a sala, da sua preparação e adequação às práticas pedagógicas.
A educadora reforça que nenhum arranjo deve ser validado como o mais importante sem que haja uma experimentação por parte da escola, que também tem o papel de descartá-lo, quando necessário. "Cada grupo é um encontro de pessoas, o que imprime características diferentes.
A estrutura do espaço geográfico, isto é, a organização do espaço humanizado, para ser compreendida e analisada requer conhecimento das várias atividades econômicas desenvolvidas pelos setores sociais, das políticas governamentais e dos movimentos sociais.
Círculo: formato favorece a mediação do professor, que perde o seu lugar de destaque frente à sala de aula, e as trocas entre os estudantes. No chão, a roda ainda pode permitir outras dinâmicas corporais aos estudantes. Meia lua ou U: também atende às trocas entre os estudantes e deles com o professor.
Deixar menos brinquedos nas prateleiras. É bacana deixar alguns jogos guardados por um tempo e ir fazendo trocas, assim as crianças não enjoam e sempre terão jogos novos; 2. Organizar jogos de encaixe em potes semelhantes, junto com as crianças se possível, e definir um lugar certo para cada pote.
A organização do ambiente escolar reflete a "alma" da instituição e o compromisso com os estudantes. As paredes e demais elementos indicam: o aluno é um sujeito ativo e principal ator na produção e apropriação do conhecimento ou, pelo contrário, é um receptor passivo das informações.
O espaço da sala de aula não somente resulta da relação professor-aluno, mas também age sobre tal relação condicionando-a e domesticando-a. Não poucas vezes professor e aluno ocupam esse espaço automaticamente.
Características de um bom planejamento Ter o desempenho constantemente monitorado, com abertura para redirecionamentos. Conter princípios pedagógicos que correspondam ao contexto e à prática da sala de aula dos professores. Prever tempo para a formação docente e para reuniões pedagógicas.