Um parque de ciência e tecnologia, por vezes designado como parque de ciência, parque de tecnologia ou tecnopolo, é um centro tecnológico que reúne, num mesmo lugar, diversas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em áreas de alta tecnologia, como institutos, centros de pesquisa, empresas e universidades, o que ...
Com a terceira revolução industrial, e o seu uso intenso da informática, o desenvolvimento tecnológico se torna essencial. Para não ficarem atrasadas em tecnologia de ponta , surgiram as tecnopolos. Geralmente universidades com parcerias com empresas.
o Núcleo que concentra atividades de alta tecnologia, empresas, universidades e centros de pesquisa de modo a possibilitar o surgimento de inovações técnicas e novas idéias que caracterizam a revolução técnico-científico-informacional. Concentram grande quantidade de mão-de-obra altamente qualificada.
As cidades tecnopolos são municípios que possuem muitas empresas de tecnologia. Atualmente, existem centenas de cidades tecnopolos no mundo todo, principalmente nos países desenvolvidos e emergentes.
Tecnopólo é um termo que se descreve por ser a junção num mesmo local ou região de diversas características tecnológicas e atividades, empresas, faculdades, universidades, centros de pesquisa, polos fabris e industriais que facilitam os contatos pessoais entre esses meios.
É impossível não falar sobre um dos mais importantes polos tecnológicos do planeta. O Vale do Silício é localizado na Califórnia e abriga algumas das empresas mais conhecidas e presentes na tecnologia mundial, o que inclui alguns nomes bem relevantes.
Atualmente, os principais tecnopolos do Brasil podem ser encontrados nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, oferecendo os ambientes necessários para a criação de iniciativas inovadoras e contendo alguns dos centros de pesquisa mais avançados do país.
A criação de um ambiente favorável à fundação de novas empresas de base tecnológica e à indução da inovação, como fator primordial da competitividade das empresas nacionais, esteve entre os princi pais motivos para a fundação de tecnopolos na primeira metade da década de 1980, em território brasileiro (PERUSSI, 2001.
O tecnopolo do Vale do Silício surgiu da parceria entre a Universidade de Stanford, Universidade da Califórnia e empresas de tecnologia como a Intel, a partir da década de 1970, como o objetivo de ser um centro de criação e melhoramento de produtos e técnicas, destinadas às indústrias de alta tecnologia que se ...
Vale do silício Brasileiro: os principais polos tecnológicos do...