Quando bates nas garrafas com a colher, a superfície da água treme. A esse tremer chamamos vibração. Essa vibração depende da quantidade de ar e porque a quantidade de ar em cada garrafa é diferente, temos vibrações diferentes e sons diferentes. O som mais alto é o som agudo e o som mais baixo corresponde ao som grave.
1. Por que o tom muda se você encher a garrafa com água? ... › Quando adicionamos àgua na garrafa, reduzimos o espaço "livre" na garrafa, isso leva a oscilações rápidas da pressão de ar e faz com que o tom aumente. Quando seus alunos sopram sobre a boca da garrafa, o ar pode ir para dentro da garrafa ou passar sobre ela.
SÃO TODOS OS SONS QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE SÃO PRODUZIDOS PELO SER HUMANO DAMOS O NOME DE SONS HUMANIZADOS, TAIS COMO O SOM PRODUZIDO PELO TRABALHAR DOS AUTOMÓVEIS, O TOCAR DE UMA CAMPAINHA, O ESTALAR DOS DEDOS E OS SONS PRODUZIDOS PELA TUA VOZ.
Para fazer um xilofone de garrafas, é necessária a ajuda de uma mesa: sobre ela, alinhe sete garrafas de vidro, de preferência do mesmo tamanho. O primeiro recipiente deve estar vazio, enquanto o que está logo a seu lado precisa ter um pouquinho de água.
Retire o garfo do barbante; Pegue dois copos plásticos e faça um furo no fundo deles; Passe cada ponta do barbante no furo feito no copo, e dê um nó para que o barbante não saia pelo furo; Coloque um aluno em cada copo que está na extremidade do barbante, e peça que conversem.
Para entender a lógica dos copos musicais, precisamos saber primeiro que: quanto mais rígido é o material, menos ele vibra, logo, mais grave é o som. Assim, quanto maior a quantidade de água no copo, menor é a frequência, e, portanto, mais grave é o som.
O metal, além de dar brilho a esse tipo especial de vidro, consegue deixá-lo mais firme. Assim, em vez de o copo de cristal absorver a maior parte da energia provocada pelo atrito com o dedo, como faz um copo comum, acaba devolvendo parte dessa energia em forma de som.
Sons não naturais, aqueles que são produzidos: Buzina de carro, instrumentos musicais, sirene e campainha. o toque do telefone. Sons não produzidos ou naturais: trovão, barulho do vento, barulho da chuva, barulho da correnteza da água.
Sons naturais: produzidos pela natureza. Sons artificiais: produzidos pelos humanos/ANIMAIS em interação com o ambiente. ... Ex: Som de uma máquina de lavar, som de uma geladeira, som de aparelhos celulares.