O aspecto torcido do DNA, que dá o seu formato helicoidal, é resultado de interações entre as moléculas que compõem o DNA e a água. As bases nitrogenadas que compõem os degraus da escada espiral são mantidas unidas por ligações de hidrogênio. A adenina é ligada com a timina (AT) e a guanina com a citosina (GC).
A Dupla Hélice A estrutura de DNA sugerida por Watson e Crick possui duas fitas de nucleotídeos que dispostas lado a lado e ficam torcidas na forma de dupla hélice, formando uma estrutura em espiral. ... A presença de milhares de ligações de hidrogênio na molécula de DNA contribui para a estabilidade da dupla hélice.
Ou seja, a molécula de DNA apresenta a forma de uma escada em caracol, na qual os "degraus" são compostos por bases de nitrogênio dos nucleotídeos e, os "corrimãos" são fosfato e açúcar ligados covalentemente - por isso, diz-se que o DNA tem o formato de uma fita helicoidal.
As Bases do DNA Os 9 átomos que formam o anel duplo dessas bases (5 de carbono e 4 de nitrogênio) são numerados de 1 a 9. Todos os átomos do anel duplo estão no mesmo plano. A citosina e a timina são pirimidinas. Os 6 átomos do anel (4 de carbono e 2 de nitrogênio) são numerados de 1 a 6.
As fitas de DNA são complementares e são ligadas por Pontes de hidrogênio das bases nitrogenados adenina(A), timina(T), guanina (G) e citosina (C). A liga com T e G liga com C, tudo isso devido aos elétrons livres que coincidem.
O DNA é formado por duas cadeias de polinucleotídeos (fita), que são constituídas por vários nucleotídeos. Os nucleotídeos são unidos uns aos outros por ligações denominadas fosfodiéster (grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos). ... As duas cadeias de polinucleotídios do DNA formam uma dupla-hélice.
Orientação antiparalela O DNA de fita dupla é uma molécula antiparalela, ou seja, é composta de duas fitas que correm lado a lado mas apontam para direções opostas. ... Um curto segmento de dupla-hélice do DNA é mostrado, composto por duas fitas de DNA unidas por ligações de hidrogênio entre as bases.
No processo de duplicação do DNA, as pontes de hidrogênio entre as bases se rompem e as duas cadeias começam a se separar. ... Assim, uma molécula de DNA reproduz duas moléculas idênticas a ela.
Resposta: Sabe-se que a reprodução do DNA é semi-conservativa, visto que o DNA após a replicação celular, só utiliza um dos pares de material genético como molde. Em outras palavras, quando a célula passa pelo processo de divisão celular, mais especificamente na fase S, ocorre a duplicação do DNA.
Por isso, as duas cadeias de uma molécula de DNA são sempre complementares: um nucleotídeo com timina em uma das cadeias sempre correspondente a um nucleotídeo com adenina na outra cadeia, e vice-versa; um nucleotídeo com citosina em uma das cadeias sempre correspondente a um nucleotídeo com guanina na outra cadeia, e ...