Na linguagem do Apocalipse, os sete castiçais de ouro representam a Igreja de Cristo. Em seu conjunto, simbolizam a Igreja Invisível e Universal. Individualmente considerados, cada um deles emblema uma igreja local com as suas virtudes e defeitos.
Em Ap 2,1, Cristo se apresenta como "aquele que anda no meio dos sete candelabros de ouros". Em Ap 1,20, os sete candelabros representam as sete igrejas, estando o Cristo exaltado presente e ativo na Igreja em sua totali- dade.
substantivo masculino Utensílio onde se coloca vela de iluminação; suporte para uma ou várias velas.
Se no tabernáculo o candelabro "representava o esplendor da Glória do Senhor na consagração e no serviço santo do povo de Deus, obra que só é possível realizar a contento mediante o poder do Espírito de Deus", retirá-lo do lugar significa que a luz da própria igreja se apagará se perseverar em recusar o amor de Cristo.
O vocábulo nicolaíta é composto de duas palavras: "nicao", que significa "vencedor" ou "conquistador", e "laos", que significa "laicato", ou governo do povo. Portanto, nicolaíta é alguém que governa sobre o povo comum. ... Os nicolaítas originais constituíam uma seita gnóstica.
Os castiçais, em seu conjunto, simbolizam a Igreja invisível e universal, mas se individualmente considerados, cada um deles emblema uma igreja local com as suas virtudes e defeitos. Leia e considere o que o Espírito Santo nos diz nestes últimos dias!