Algo cíclico é, portanto, algo que se repete de maneira periódica ou que, após um certo período de tempo, regressa a um estado ou configuração precedente. Fala-se de tempo cíclico para se referir à compreensão do tempo como algo circular, com características repetitivas.
Nesse caso, a percepção temporal é distinta da do tempo cíclico, pois se tem a sensação de que os acontecimentos são sucessivos e de que você pode pensar a longo prazo. É como se houvesse um começo, um meio e um fim mais longos, espaçados. Essa percepção é chamada de tempo linear.
Essa percepção é chamada de tempo linear. Como vimos, "tempo" é "movimento" e, sendo assim, tanto em nosso cotidiano quanto ao longo de nossa existência, o importante é aproveitarmos o tempo que temos da melhor maneira possível.
O enredo não linear não segue uma sequência cronológica, desenvolve-se descontinuamente, com saltos, antecipações, retrospectivas, cortes e com rupturas do tempo e do espaço em que se desenvolvem as ações. O tempo cronológico mistura-se ao psicológico, da duração das vivências dos personagens.
O pensamento linear, ou raciocínio linear, é a forma de pensar e conseguir expor seus pensamentos de forma constante e regular. O pensamento linear tem começo, meio e fim. Ou seja, começa de um evento que desencadeia diversos pontos, contras e a favor, até chegar em uma conclusão.
tempo linear é aquele observado através das suas permanências. O tempo cíclico, ao contrário, é aquele que se caracteriza por mudanças continuas. Enquanto que para o tempo linear a história tem começo, meio e fim, o tempo cíclico está sempre recomeçando.
Tempo linear é aquele observado através das suas permanências. Já o tempo cíclico,ao contrário,é aquele que se caracteriza por mudanças continuas.
A=não; linear=algo gradativo, constante, que tenha uma ordem de sentido, muitas vezes cronológica. aleniar=contrário de linear, não linear. Exemplo de uso da palavra Alinear: A obra Memórias Póstumas de Brás Cubas é alinear no sentido do relato dos acontecimentos.