Os materiais podem ser classificados, de acordo com as suas propriedades magnéticas, em três tipos: ferromagnéticos, diamagnéticos e paramagnéticos. ... A forma como ocorre a combinação entre esses momentos angulares determina como o material irá se comportar na presença de outro campo magnético.
Quando um material é deixado por um certo tempo próximo a uma ímã permanente, ele se torna momentaneamente um ímã. Carga elétrica em movimento produz campo magnético, sendo assim, se um determinado material for enrolado por um fio condutor, caso haja corrente elétrica, o campo magnético gerado imantará o material.
Um ímã possui algumas propriedades como capacidade de atrair alguns metais, atração e repulsão de polos magnéticos, alinhamento com os polos geográficos da Terra e inseparabilidade dos polos magnéticos.
As substâncias podem se classificar em Ferromagnáticas, Paramagnéticas e Diamagnéticas. Ferromagnéticas- são aquelas facilmente magnetizadas. Ex.: ferro, cobalto, níquel, gadolínio, disprósio e ligas especiais de aço. ... Diamagnéticas - são aquelas cuja influência magnética é invertida, isto é, são repelidas.
Exemplos: alumínio, sódio, magnésio e cálcio. São classificados como ferromagnéticos os materiais que possuem memória magnética, isto é, quando são submetidos a um campo magnético externo, eles têm seus momentos angulares alinhados e passam a comportar-se da mesma forma que o ímã.
Nos materiais paramagnéticos a permeabilidade magnética é maior do que 1, nos dimagnéticos é menor do que 1, nos ferromagnéticos muito superior a 1 e no vazio toma o valor de 1 (magnetismo).
A força magnética do imã atua sobre certos metais como o ferro, o níquel e o cobalto, isto é, sobre os materiais denominados ferromagnéticos. Nem todos os metais são ferromagnéticos. Os metais das medalhas olímpicas, por exemplo, o ouro, a prata e o cobre não são atraídos pelos imãs.
Os materiais ou substâncias ferromagnéticos compreendem um pequeno grupo de substâncias encontradas na natureza, que ao serem colocadas na presença de um campo magnético se imantam fortemente, e o campo magnético delas é muitas vezes maior que o campo que foi aplicado.
Todos os ímãs, independentemente de sua forma ou aplicação, possuem dois polos, o polo norte (N) e o polo sul (S), que são chamados de polos magnéticos. Os ímãs são materiais ferromagnéticos que possuem a propriedade de atrair ou repelir outros ímãs.
Os ímãs são materiais dotados de propriedades magnéticas e têm a capacidade de atrair outros materiais metálicos, como o ferro e o alumínio. ... As substâncias ferromagnéticas ficam magnetizadas quando colocadas sob a influência de um campo magnético.