A concentração conglomerada são aquelas uniões entre empresas cujos produtos não possuem qualquer relação de concorrência ou complementaridade.
CR4. A Relação de Concentração (CR) é utilizada para determinar a participação de um número de empresas no mercado. Nesse contexto, o CR4 busca analisar o total da participação de mercado das 4 maiores companhias do nicho.
O primeiro critério utilizado para avaliar a concorrência entre as empresas instaladas será o grau de concentração. Quanto menor o número de concorrentes num mercado e quanto maior o grau de concentração, menor será a concorrência efectiva ? tudo o resto constante.
Matematicamente, o índice pode ser calculado através da soma das porcentagens de participação das empresas de uma indústria, sendo no CR4 a soma das quatro maiores e no CR8 a soma das oito maiores. Este índice é um bom indicador do grau de competitividade de um mercado.
Carvalho: Concentração de empresas é todo o ato de associação empresarial, seja por meio da compra parcial ou total dos títulos representativos de capital social (com direito a voto ou não) seja através da aquisição de direitos e ativos, que provoque a substituição de órgãos decisórios independentes por um sistema ...
A concentração das indústrias é uma tendência do sistema econômico mundial. Tanto no setor de bens como no de serviços, algumas poucas empresas dominam seus respectivos mercados, que compreendem, em grande parte das vezes, não um determinado país ou região, mas vários ou todos os países.
Albarram e Mierzejewska (2004) definem um mercado concentrado quando o CR4 está acima de 50% ou o CR8 está acima de 75%. O índice de Hirscham-Herfindahl (HHI) tem sido muito utilizado em estudos de concentração, devido ser uma medida sumária e de simples aplicação e interpretação.
Uma maneira interessante de se quantificar a estrutura de um mercado é o Índice de Herfindahl-Hirschman (IHH). Esse índice consiste em somar o quadrado das participações de mercado de cada empresa pertencente a um mercado específico. Esse índice, então, flutua entre 0 e 1.
Uma medida simples da concentração de mercado é 1/N, em que N é o número de empresas no mercado. Esta medida de concentração ignora a dispersão entre as quotas das empresas. É decrescente pelo número de empresas e não crescente no grau de simetria entre eles.
A concentração econômica pode ser definida como a união econômica de dois ou mais agentes de mercado, em competição direta ou não, que antes operavam de maneira independente.