A expressão "conflito social" não designa um fenómeno uno. Falar de conflito social significa falar de circunstâncias que podem envolver ou não violência física e que podem ser ou não reguladas por normas acordadas entre as partes em competição.
A diversidade cultural, como a própria expressão sugere, refere-se aos diferentes costumes e tradições de um povo, podendo ser representado através da língua, das crenças, dos comportamentos, dos valores, por meio da culinária, da política, da arte, da música, dentre tantos outros elementos.
Com base nos conhecimentos sobre a diversidade cultural e a vida em sociedade podemos firmar que: ... Os conflitos fazem parte da vida em sociedade de modo que as relações sociais, se desenvolvem por diversos motivos, ou seja, situações de solidariedade e de conflito.
Os conflitos sociais, por sua natureza, têm o poder de envolver grupos sociais que originalmente não participavam da disputa, mas que, em razão de valores utilitários ou morais, acabam por tomar posição frente ao embate coletivo.
Solidariedade e conflitos Nas relações sociais, desenvolvem-se, por diversos motivos, situações de solidariedade e de conflito. Os conflitos estão presentes nas relações entre as pessoas, seja porque elas são diferentes, seja porque têm objetivos e interesses diferentes.
Diversidade cultural e interculturalidade são temas de formação de jovens monitores culturais. ... "O multiculturalismo seria o reconhecimento da diversidade cultural e a interculturalidade é a relação conflituosa e rica dessas misturas", explicou.
Portanto, existem situações em que pode ocorrer o conflito no desempenho dos papéis quando: há perda ou falta de recursos necessários para o desempenho adequado; surgem novos papéis sem que as expectativas sobre ele sejam conhecidas; há expectativa referente a um papel apenas de uma das partes que interage com ele; ...