Clearance de creatinina é um exame feito para avaliar a função dos rins. Ele faz isso comparando a quantidade de creatinina no sangue e na urina. Os rins servem para filtrar o sangue e entre outras substâncias eliminam a creatinina extra nele.
É um termo inglês usado universalmente para indicar a remoção completa de determinada substância de um volume específico de sangue na unidade de tempo. Depuração é o termo em português que mais se aproxima do sentido do termo inglês.
O exame de clearance de creatinina é feito para avaliar a função dos rins, que acontece por meio da comparação da concentração de creatinina no sangue com a concentração de creatinina presente na amostra de urina de 24 horas da pessoa.
O processo de formação da urina ocorre em três etapas básicas: filtração, reabsorção e secreção.
O exame de clearance de creatina, também chamado de depuração de creatinina, é realizado a partir da medição da creatinina em uma amostra de urina colhida em tempo determinado (geralmente 24 horas). Esse valor é comparado com a taxa de creatinina que está sendo produzida no sangue.
Significado de Clearance substantivo [Medicina] Termo inglês que significa "depuração" e pode ser definido como a taxa pela qual um fármaco é eliminado do organismo.
A depuração (clearance) da inulina passou a ser considerada o método padrão da medida da taxa de filtração glomerular tanto para animais como para o homem (Knutsen, 1959; Shuster e Seldin, 1985; Woolfson e Neild, 1997).
CONSISTE NA REALIZAÇÃO DO EXAME QUE EXPRESSA A QUANTIDADE DE ÁGUA COM CARGA VARIÁVEL DE SOLUTO, DEPURADO DO PLASMA POR UNIDADE DE TEMPO. A DIFERENÇA ENTRE O VOLUME TOTAL DE URINA E O CLEARANCE OSMOLAR É CHAMADA CLEARANCE DE ÁGUA LIVRE.
O clearance de creatinina pode ser pedido sempre que o médico quiser avaliar a capacidade de filtração dos rins. Pode ser pedido quando um paciente apresenta níveis altos de creatinina no sangue ou de proteína na urina em exames de rotina, ou quando apresenta sinais e sintomas de um distúrbio renal.
Significa depuração da creatinina. Ou seja, a creatinina presente no sangue é filtrada pelos rins e excretada pela urina. Clinicamente a depuração da creatinina é uma medida útil para a identificação da taxa de filtração dos rins.